O que é e como aplicar a metodologia lean? Confira!

6 minutos para ler

De maneira geral, as empresas mantêm constantes esforços no intuito de aumentar os seus níveis de produtividade, diminuir os custos e, consequentemente, alcançar resultados mais positivos. Nesse contexto, a qualidade dos processos organizacionais é um dos requisitos imprescindíveis para atingir o sucesso.

A possibilidade de contar ferramentas e métodos gerenciais é uma vantagem. Em meio a eles, a metodologia Lean se destaca como uma metodologia ágil que é adotada com o propósito de estruturar fluxos de trabalho que sejam mais eficientes, rápidos e, principalmente, enxutos.

Nas próximas linhas, entenda mais detalhadamente o seu conceito, a sua importância, bem como os seus principais benefícios. Veja, ainda, como é possível colocá-la em prática na empresa. Continue a leitura!

O que é a metodologia Lean?

Na verdade, muito mais do que uma ferramenta, lean pode ser definido como uma filosofia. Em termos simples, o método tem o objetivo de gerar o máximo valor possível para o consumidor, ao mesmo tempo em que diminui os desperdícios.

Assim, a proposta por trás da metodologia Lean é aproveitar o potencial do capital humano ao máximo e, em paralelo, procurar consumir o mínimo de recursos. Nesse sentido, existem alguns pilares que fundamentam a filosofia. São eles:

  • busca da máxima eficiência;
  • adoção de uma produção “puxada” — ou seja, dar início à execução das atividades apenas mediante a solicitação de alguém, evitando possíveis desperdícios;
  • manutenção de um fluxo contínuo, de modo que as atividades sejam executadas sem que haja interrupções;
  • alinhamento na melhor sequência possível das tarefas que criam valor;
  • especificação de valor pela ótica do cliente — ou seja, a percepção de valor agregado conforme o que o consumidor percebe e pelo que ele está disposto a pagar.

Dessa forma, pode-se dizer que o propósito é buscar a maior qualidade, pelos menores custos, no melhor lead time possível — tempo necessário para a condução de todo o ciclo produtivo — e com a maior segurança. É válido destacar que a metodologia Lean também dá destaque à relevância de entregar a solução correta, no prazo certo, na quantidade acordada e no lugar determinado.

Qual é a sua importância?

O investimento em soluções gerenciais com a finalidade de aprimorar os processos internos da empresa gera inúmeras vantagens. Afinal, independentemente do setor de atuação, manter atividades verdadeiramente eficientes e livres de perdas é essencial — daí a tamanha importância da metodologia Lean.

A seguir, conheça os principais benefícios que a adoção dessa filosofia proporciona.

Direcionamento do foco para a qualidade

A metodologia Lean sempre coloca o cliente em primeiro lugar. Então, o negócio que adota essa filosofia passa a executar as suas atividades focando a excelência. Na prática, essa é a melhor forma de compreender as demandas do público-alvo e, é claro, de ofertar soluções de alto desempenho e de qualidade.

Melhor organização dos recursos

Uma das características mais marcantes do método é a produção na quantidade correta — e na qualidade ideal —, o que significa que os recursos à disposição do negócio serão empregados na medida certa. Ou seja, é esperado que não haja excessos e/ou desperdícios, o que representaria um risco para a companhia.

Aumento da eficiência e da produtividade

Os gestores responsáveis pela condução dos processos produtivos, por vezes, precisam driblar diversos desafios cotidianos com um grande potencial de comprometer os resultados desejados. No entanto, a partir da aplicação da metodologia Lean, ocorre a padronização das atividades.

Por sua vez, essa ação impacta positivamente os níveis de eficiência e de produtividade — não somente da gestão, mas de todo o time.

Elevação dos lucros

Considerando que o método visa a eliminar desperdícios e demais fatores que não agregam qualquer valor para a solução que a empresa oferta ao mercado, a curto prazo, é possível notar a redução dos excessos para produzir com o mesmo nível de qualidade. Isso, consequentemente, contribui para o aumento da lucratividade.

Otimização do tempo

Como a filosofia Lean facilita a gestão na prática, assegurando que as equipes sejam mais produtivas e cumpram os prazos definidos, a otimização do tempo é outra vantagem da sua adoção. Além disso, como esse fator está diretamente relacionado com os resultados, o método Lean novamente se revela um aliado para garantir um desempenho mais positivo para o negócio.

Como aplicar a metodologia Lean na empresa?

Na prática, o ponto de partida para implementar a filosofia Lean no seu negócio é envolver as pessoas que fazem a sua empresa acontecer. Afinal, é imperativo que todos os profissionais que integram o seu quadro de pessoal conheçam o funcionamento da metodologia e, mais do que isso, compreendam verdadeiramente o seu papel.

Além disso, é necessário que o empreendimento tenha os seus propósitos muito bem definidos e claros, sempre direcionados à geração de valor para o seu público-alvo, já que o Lean, de fato, parte das necessidades e das demandas do seu consumidor.

Posteriormente, já com os propósitos claros e estabelecidos, é chegado o momento de olhar para os processos internos e identificar quais serão as mudanças necessárias, tanto na organização quanto no método de trabalho atualmente adotado.

Por fim, após tomar todas essas medidas, é indispensável acompanhar e mensurar os processos. Lembre-se de que se você não recorrer aos indicadores, não terá chance de conhecer os custos, perceber tendências, estabelecer comparativos e determinar parâmetros de sucesso que poderão nortear o negócio a longo prazo.

Entendeu por que adotar a metodologia Lean é tão importante? A implementação dessa filosofia na empresa abarca toda a sua cadeia de processos e precisa ser pensada como um passo adiante rumo ao crescimento da organização. Afinal, vivemos em um mercado global e, com certeza, a concorrência está olhando para a sua fatia e trabalhando para descobrir como ganhá-la de você.

A leitura deste post foi produtiva? Quer aproveitar para ficar de olho nas próximas publicações do blog? Então, assine a nossa newsletter e receba os artigos em primeira mão, na sua caixa de entrada. É rapido e gratuito!

Posts relacionados

Deixe um comentário