Quais são as aplicações do Business Agility? Descubra!

6 minutos para ler

É preciso ser ágil e dinâmico no atual mundo dos negócios. Oportunidades vêm e vão em um “piscar de olhos” e, caso um empreendimento não esteja disponível a absorvê-las, eles levam as chances, muitas vezes, para o seu concorrente.

Estar atento às novas tecnologias, adaptar-se ao comportamento atual do seu cliente e saber trabalhar em ambientes imprevisíveis é uma das características que atualmente são fundamentais se o que você almeja é o sucesso do seu negócio. É aí, então, que a prática empresarial do Business Agility entra.

No entanto, o que de fato é e quais são as aplicações do Business Agility? Descubra neste texto!

O que é Business Agility?

Com a correria do atual século e cada vez mais transformações digitais acontecendo, o Business Agility se baseia em metodologias ágeis a fim de tornar a empresa mais competitiva e estabilizada no mercado.

Para isso, associa dinâmica de processos, foco no cliente e agilidade na resolução de problemas. Assim, pode ser empregado por pequenas empresas familiares e startups e, igualmente, por megacorporações.

O Business Agility utiliza ciclos curtos de elaboração e desenvolvimento, além de diminuir a sobrecarga, facilitando a interação rápida entre os setores da empresa e melhorias frequentes nos produtos. Essa estratégia de solução de problemas e dinâmica de operação deve ser estendida a toda a companhia, gerando um “tsunami” comportamental em todos os funcionários.

Uma vez que o foco no cliente se torna a base do Business Agility, reconhecer as necessidades que, mesmo em frequentes mudanças, o seu cliente possa apresentar, significa a fidelização daquele consumidor.

Afinal, procurando entender como o seu público desenvolve as suas vontades, a sua empresa consegue entregar de forma ágil aquilo que ele quer adquirir.

Como desenvolver um padrão Business Agility na sua empresa?

É comum que empresas dos mais variados setores trabalhem em um ambiente imprevisível. O comportamento de um consumidor pode mudar de uma hora para outra e sem aviso prévio, fazendo um produto cuidadosamente pensado e elaborado se tornar obsoleto em questão de instantes.

Equipes auto-organizadas são um atributo comum de empreendimentos altamente eficientes. Quando surge uma problemática ou em meio a situações de oportunidades, times com habilidades e autonomia e que sejam capazes de enfrentar e resolver rapidamente os desafios são fundamentais para que a empresa evolua nesse cenário de metodologia ágil.

Uma organização com base em Business Agility deve rapidamente se recuperar de qualquer tipo de imprevisto e retomar a entrega e a agregação de valor ao cliente. Para isso, alguns passos devem ser observados, como:

  • Adapte-se a situações de incerteza — não se trata de prever o imprevisível, mas, sim, de conhecer o seu consumidor e o mercado em que o negócio está inserido. Faça pesquisas de satisfação e deixe o cliente participar do processo com a empresa para que você possa detectar as suas mudanças;
  • Faça dos desafios novas oportunidades — explore novos nichos sempre que possível, mas sem sacrificar a sua essência. Fique atento aos sinais e às oportunidades que o mercado entrega para a sua empresa e aproveite para crescer com os desafios, explorando novas nuances mercadológicas;
  • Entregue rapidamente serviços, mas sem perder a qualidade — prefira sempre o bem-feito ao malfeito. O seu cliente fidelizado espera que o seu produto seja igual a cada compra e é isso que o leva a manter a fidelidade à sua marca. Então, não opte por entregar um produto pior em razão da falta de tempo, mas, sempre que possível, otimize os seus processos.

Quais são os benefícios que o Business Agility entrega?

Essa pergunta se entrelaça com a razão de aplicar o Business Agility ao seu empreendimento e a resposta é simples: acima de tudo, é lucrativo.

Aumentar a efetividade das ações e melhorar a entrega do produto final para o cliente está entre os marcadores de sucesso que tornam o Business Agility tão proveitoso para qualquer negócio. Porém, ainda há mais benefícios.

A seguir, confira os principais!

Gerenciamento de problemas e desafios

Organizações, empresas e comércios que usufruem de métodos de Business Agility conseguem, por meio do gerenciamento de problemas e desafios, responder rapidamente às mudanças de mercado, bem como às ameaças e às oportunidades, mantendo o foco no cliente e no produto.

Trata-se de uma grande vantagem em relação a empresas que apresentam procedimentos muito mais burocráticos.

Vantagens mercadológicas

Empresas ágeis costumam aproveitar as oportunidades de curto prazo, surfando em ondas de tendências e tirando proveito do hype do mercado. Com isso, a chance de se tornar uma organização pioneira em um nicho ou em um processo aumenta exponencialmente, com a potencial geração de um líder de setor.

Com vantagens mercadológicas, reajustar trajetórias ou direcionamentos se torna muito menos trabalhoso, visto que se reorganizar de forma rápida e eficiente não tomará para si o prazo habitual e burocrático que empresas que não aplicam o Business Agility costumam experienciar.

Colaboração multifuncional

É imprescindível que toda corporação e todos os seus funcionários estejam em sintonia para que o Business Agility seja bem executado. Promover e estimular a criatividade dos profissionais, fazendo-os participar efetivamente do processo e orientando-os sempre que necessário traz benefícios à sua empresa que promovem melhores resultados na entrega de produtos e, consequentemente, mais lucros.

Redução de custos

O corte de etapas ineficientes e burocráticas das tomadas de decisão, que, por vezes, podem levar semanas até a resolução da problemática, resume-se em uma única frase: aumento de lucro.

Quando uma empresa tem menos gastos, ela ganha mais autonomia e condições para se adaptar rapidamente às alternâncias costumeiras do mercado. Assim, o negócio consegue tomar decisões mais ágeis.

Além disso, ao reduzir os custos, a companhia poderá liberar recursos para investir em novas iniciativas e experimentar novas ideias, o que também pode aumentar a agilidade.

Flexibilidade empresarial

Aplicar o Business Agility permite que uma organização se torne mais flexível e capaz de se adaptar rapidamente às mudanças de demanda ou de mercado. Isso, por sua vez, aumenta a eficiência e a rentabilidade, além de ajudar a promover a inovação, visto que vai na contramão de sistemas engessados no que diz respeito a processos empresariais.

Por fim, como vimos, o Business Agility se torna crucial para a empresa que almeja sucesso e desenvolvimento de mercado. Solucionar problemas de forma rápida e eficiente, além de garantir entregas de qualidade, eleva a confiança por parte do consumidor na marca.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de ler o nosso post que explica o que é tendência de mercado!

Posts relacionados

Deixe um comentário