Entenda qual é a relação entre diversidade e inovação!

6 minutos para ler

Diversidade e inovação andam de mãos dadas, porém, muitos gestores ainda não conseguem extrair todos os benefícios dessa combinação. Por subestimarem o poder de uma diversificação estratégica dos times de trabalho, as empresas acabam usando essa iniciativa apenas com cunho social, desperdiçando seus resultados mais valiosos. Será que esse é o seu caso?

Está na hora de entender melhor o que é a diversidade estratégica e descobrir como ela pode ser usada para produzir ideias inovadoras no seu negócio. Aproveite este conteúdo e abra a sua visão sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é diversidade e para que ela serve?

Estamos nos acostumando à expressão “diversidade” atrelada ao prisma da inclusão. Muito tem se falado em agregar pessoas com necessidades e potencialidades distintas em uma mesma equipe por um fator de respeito e de igualdade. Porém, existem muitas vantagens dessa iniciativa que ainda são subutilizadas pelas empresas.

A diversidade em ambientes corporativos não é uma mera ação de cunho social. Na verdade, ela é uma iniciativa com enorme potencial de qualificação e que pode proporcionar resultados bastante otimistas para o negócio.

É uma condição daquilo que é diverso, ou seja, que agrega várias versões de algo — sejam pessoas, objetos, soluções, etc. Nas empresas, criar equipes diversificadas significa, sobretudo, reunir profissionais com vivências pessoais diferenciadas.

As principais diversidades abordadas no mercado hoje incluem:

  • gênero;
  • raça;
  • LGBTQIAPN+;
  • deficiências;
  • cultura.

Qual é a relação entre diversidade e inovação?

A diversidade pode ser usada de maneira estratégica dentro da empresa. Apesar de muitas marcas utilizarem o termo e a iniciativa como uma sacada de marketing para fortalecer a imagem do negócio no mercado, existe uma infinidade de outros benefícios que podem ser colhidos a partir desse tipo de abordagem.

Uma equipe diversificada é a porta de entrada para a inovação em uma empresa. Isso porque, quando pessoas distintas olham sob perspectivas diferentes para uma mesma situação, soluções inesperadas começam a surgir. E quem ganha com isso é a empresa.

Se você vai desenvolver um app, por exemplo, e começa a pensar nas funcionalidades a partir do ponto de vista de um único usuário, as possibilidades ficam restritas. Mas a cada nova pessoa que utiliza o recurso, novas necessidades passam a surgir. E, com elas, a oportunidade de criar uma aplicação completa e diferenciada da concorrência.

O melhor é que esse exemplo pode ser aplicado a todos os segmentos de mercado. Quanto mais você diversifica os times que trabalham sobre a resolução de um problema, mais possibilidades de sucesso você tem. De modo geral, se cada pessoa de uma equipe fornecer um insight ou input valioso para resolver uma situação, ao final, é possível produzir várias combinações diferentes para o mesmo problema.

Por que sua empresa deveria investir nessa combinação?

A diversidade é um ingrediente indispensável para melhorar os resultados de um empreendimento. Quanto mais variadas forem as equipes de uma empresa, maiores são as chances de ela se manter atenta às necessidades e desejos dos seus consumidores.

Inclusive, trabalhar com equipes diversificadas também ajuda a evitar posicionamentos prejudiciais em relação a alguns nichos de públicos. Assim, a empresa se protege contra boicotes públicos e cancelamentos nas redes sociais, por exemplo.

Agora, que tal conferir alguns benefícios de apostar na estratégia de diversificação? Olha só!

Mais criatividade

Em uma equipe profissional, quando um desafio é proposto, cada um pode colocar suas ideias na mesa de acordo com suas próprias perspectivas, necessidades e vivências, buscando atender de forma satisfatória a um grupo maior de pessoas. Assim, o plano vai se enriquecendo à medida que cada um interage.

Existe, inclusive, uma teoria que diz que a criatividade nada mais é do que a habilidade de criar combinações inéditas entre inputs e informações já existentes. Em outras palavras, ninguém cria nada do zero, mas quanto mais elementos estiverem disponíveis para serem combinados, maiores serão as chances de sucesso na proposição de uma ideia original.

Novas ideias

Falando em ideias, a reunião de pessoas com culturas, crenças, vivências, grupos sociais e preferências diferentes faz com que o negócio “olhe” para um problema sob óticas diversas. Quando você trabalha com profissionais que fazem parte de minorias sociais, por exemplo, começa a perceber com mais cuidado as necessidades e carências desses mercados.

O mesmo acontece quando você tem colaboradores que vieram de regiões diferentes da sua. A contratação de imigrantes, por exemplo, pode fornecer à empresa perspectivas disruptivas para um mercado local. Isso também ocorre ao misturar jovens e idosos em um mesmo time. As possibilidades são infinitas.

Vantagem competitiva

A diversidade e a inovação também são uma vantagem competitiva inegável. Quando você trabalha com um time multidisciplinar, consegue chegar a reflexões que dificilmente um grupo heterogêneo conseguiria produzir.

Por isso, fica difícil para a concorrência acompanhar ou mesmo replicar os seus resultados. Desse modo, seu capital humano se transforma no ativo mais importante do negócio, fazendo com que a sua empresa se torne única e ímpar no mercado.

Como medir o sucesso da inovação?

Uma das maneiras mais eficazes para medir a inovação na empresa é criar métricas que possibilitem acompanhar o desempenho do negócio. Não adianta, por exemplo, comparar a empresa com outras concorrentes: é mais eficiente criar um método de comparação com o próprio desempenho e trabalhar para melhorá-lo pouco a pouco.

Lembre-se de que, para que a inovação seja sustentável, ela precisa estar pautada em aspectos como diversidade, ambiente de trabalho flexível, políticas de inclusão, investimento em tecnologia e autonomia para as equipes criarem. Então, você também pode criar métricas e indicadores associados a esses fatores.

Esses marcos podem ser definidos tanto sobre os esforços feitos pelos times para inovar, quanto sobre os resultados obtidos a partir desses esforços. Então, é válido acompanhar o número total de patentes da empresa, o percentual de faturamento sobre novos produtos, o aumento da participação de mercado, as atividades de pesquisa e desenvolvimento, e assim por diante.

Uma forma eficiente de diversificar as suas abordagens na empresa sem contratar mais pessoal é priorizando o cliente como ponto central no desenvolvimento de novas soluções. Assim, a experiência do consumidor é a principal fonte de insights para a diversidade e a inovação.

Quer saber mais? Então, confira mais um de nossos posts — Customer Experience: o que é e como ajuda na evolução do seu negócio?

Posts relacionados

Deixe um comentário