Como as HRtechs estão transformando o RH? Entenda!

6 minutos para ler

A tecnologia vem afetando absolutamente todos os setores do mercado. Em meio a essa grande movimentação, o departamento de RH (Recursos Humanos) não ficou de fora. Existe, inclusive, uma categoria de startups que vêm se dedicando especificamente a desenvolver o setor — são as HRtechs.

Que tal entender um pouco mais sobre elas e descobrir como a sua empresa pode se beneficiar desses avanços? Continue a leitura deste conteúdo até o final e aproveite as dicas sobre as HRtechs brasileiras nas quais vale a pena ficar de olho! Confira!

O que são HRtechs?

HRtechs são startups que reúnem o melhor da tecnologia aplicada ao setor de Recursos Humanos das empresas. A sigla se refere à expressão em inglês “Human Resources Technology” e diz respeito a tudo o que é usado para facilitar os processos do setor, seja em recrutamento e seleção (R&S), seja em treinamento e desenvolvimento, seja em gestão.

O objetivo desses negócios é não apenas acompanhar as tecnologias mais disruptivas disponíveis para a área, mas também contribuir para o desenvolvimento de novas soluções. É por isso que eles colaboram para a evolução do setor de RH como um todo.

De uma maneira um pouco mais indireta, as HRtechs também acabam contribuindo para climas organizacionais mais benéficos e, inclusive, para culturas corporativas mais fortalecidas. Afinal, elas servem como um apoio importante para que os empreendimentos reforcem as suas marcas empregadoras e agilizem e qualifiquem vários processos.

Como elas estão transformando o RH?

Existem diversos focos aos quais as HRtechs podem se voltar nas empresas. A seguir, listamos alguns deles para que você descubra como funciona essa relação.

Controle de registros funcionais

As HRtechs contam com um viés dedicado àquelas atividades de departamento de pessoal, que, embora não sejam responsabilidades do RH, contribuem para que o setor se torne mais próximo das pessoas.

Muitas soluções reúnem as informações mais relevantes sobre as equipes, por exemplo, e criam funcionalidades, como o registro de ponto pelo celular e outras medidas que melhoram a satisfação do time em relação à marca.

Mapeamento comportamental

As HRtechs também são ótimas para mapear o perfil comportamental dos colaboradores. Esse tipo de solução pode ser aplicada tanto a profissionais já contratados quanto durante o processo seletivo, a fim de reconhecer padrões que apontem tendências comportamentais.

Mais adiante, isso pode contribuir para a satisfação das equipes e, claro, para a sua identificação com a empresa.

Desenvolvimento inteligente de talentos

A aplicação da análise de dados, da Inteligência Artificial (IA) e de outros recursos no departamento de RH também pode otimizar a oferta de treinamentos e capacitações para desenvolver as suas equipes. Já imaginou identificar o momento ideal em que o colaborador passa a demandar uma competência específica? Isso qualifica todo o capital intelectual da empresa.

Desenho de cargos e funções

A tecnologia de ponta também pode servir como um recurso de apoio para que os gestores desenhem com mais facilidade a distribuição dos cargos e das funções dentro da empresa.

Isso pode ser feito em completo alinhamento com o perfil comportamental do colaborador e com as suas habilidades inerentes. Dessa forma, cada equipe consegue extrair o melhor dos talentos individuais de cada membro.

Quais são as principais HRtechs do Brasil?

Existem HRtechs brasileiras que já assumiram o controle sobre o ritmo desse mercado por aqui. A seguir, elencamos algumas delas para que você possa conhecê-las melhor. Fique de olho!

Vagas.com

O site Vagas.com é uma das primeiras empresas a se posicionarem como HRtechs no Brasil. Na ativa desde 1999, ela disponibiliza uma das plataformas mais completas de recrutamento e seleção, que não só reúne milhares de empresas procurando profissionais qualificados, mas também dispõe de um banco de currículos de mais de 23 milhões de usuários.

Só por cruzar o caminho de todas essas pessoas e negócios, a solução já é importante. No entanto, ela ganha um grau de relevância ainda maior por automatizar várias tarefas de Recrutamento & Seleção, respondendo àquelas perguntas mais simples dos candidatos, efetivando o agendamento da entrevista e oferecendo uma devolutiva para quem se inscreveu.

Gupy

A Gupy também está entre as HRtechs mais importantes, justamente pelo uso eficiente que faz da tecnologia para otimizar as etapas de recrutamento e seleção. Basicamente, ela consegue entregar uma análise e uma triagem dos candidatos de forma alinhada com as expectativas da empresa.

A solução é tão eficiente que a Gupy acaba agilizando a contratação certeira dos melhores profissionais para cada vaga. Inclusive, os seus resultados foram positivos o suficiente para que ela comprasse a Kenoby, a sua principal concorrente.

Ahgora

Se você quer conhecer uma HRtech de sucesso e que cumpre com outras funcionalidades para além do processo de recrutamento e seleção, precisa saber mais sobre a Ahgora. Ela desenvolveu um software para gerenciar as pessoas de uma empresa — seja ela do porte que for.

O sistema reúne as principais aplicações do setor, como gestão de tarefas, análise de dados, controle de ponto e assim por diante. No mercado desde 2006, a empresa viveu um boom de desenvolvimento desde que a pandemia de COVID-19 teve início.

Os investimentos em tecnologia dentro do setor de RH fazem com que as companhias melhorem a sua performance, aproveitem melhor os talentos à sua disposição e, principalmente, nutram uma relação de melhor qualidade com os seus times. Algumas soluções contribuem, inclusive, para que a rotina de trabalho se torne mais fácil e fluída.

Assim, existe um ganho expressivo de produtividade nesse processo, sem colocar em risco a qualidade da execução. Aliás, em algumas tarefas automatizadas, as chances de erros e de retrabalhos são ainda menores do que se as atividades fossem executadas por seres humanos.

Por fim, pode-se dizer que as HRtechs são o futuro dos Recursos Humanos. Elas produzem tecnologias pontuais que permitem agilizar e tornar automáticas todas aquelas atividades que podem ser consideradas simples e mecânicas no setor, deixando os profissionais livres para trabalharem no que realmente é estratégico, o que pode fazer total diferença para a competitividade da marca.

Além disso, com a Inteligência Artificial, iniciativas disruptivas estão sendo criadas o tempo todo. Isso é o que permite que os times desenvolvam ambientes de trabalho cada vez mais intuitivos, conectados e motivadores, fortalecendo a marca empregadora.

E aí, gostou de saber mais sobre as HRtechs? Então, conte nos comentários como você acha que elas podem ser úteis para a sua empresa!

Posts relacionados

Deixe um comentário