Inovação e tecnologia: entenda quais são as diferenças entre elas

6 minutos para ler

O surgimento de novas tecnologias cada vez mais modernas é uma tendência que vem ganhando destaque nos últimos anos. Diante desse cenário promissor encabeçado pela transformação digital, a inovação surge como uma proposta que visa à organização desse processo evolutivo.

Apesar de parecerem sinônimos, inovação e tecnologia são conceitos distintos. A necessidade de as empresas investirem em ferramentas tecnológicas é perceptível para que elas continuem competitivas e atuando no mercado. Por sua vez, a ideia de inovar envolve uma maneira estratégica de organizar ou de mudar algum procedimento, com o principal objetivo de melhorar o objeto ou otimizar as operações.

No entanto, afinal, você consegue perceber as diferenças entre esses dois conceitos? Preparamos este texto para que você entenda quais são as principais distinções entre a inovação e a tecnologia. Continue a leitura e saiba os detalhes!

Qual é a diferença entre inovação e tecnologia?

Apenas o investimento em novas tecnologias não representa uma inovação propriamente dita. É necessário incentivar uma mudança na cultura da empresa. A inovação deve ser implementada com propósito, estratégia e um mindset de renovação e aperfeiçoamento. Sendo assim, a inovação não é somente inovar, é repensar a metodologia de negócios utilizada.

O que é a inovação?

A inovação consiste em realizar algo novo, diferente do tradicional — a implementação de mudanças referentes à tecnologia. Esse procedimento abrange estratégias de observação e de organização de produtos, serviços e processos, procurando os pontos que ainda podem ser melhorados por meio da introdução de novas funcionalidades, por exemplo.

Assim, torna-se possível aperfeiçoar o objeto e, então, ocorre uma inovação no mercado. É necessário ter criatividade e observar as tendências do segmento para conseguir identificar as melhorias que podem ser implementadas. A inovação, por exemplo, relaciona-se com a aquisição de um software com novas funções.

Nesse sentido, as inovações tecnológicas são caracterizadas pelo resultado da exploração de novas ideias, que direcionam ao planejamento e à criação de um produto, processo ou serviço, novo ou melhorado.

Um exemplo muito famoso é o da empresa Tesla, fabricante de carros elétricos. Há muito tempo, ela já fabricava carros que não utilizam combustíveis fósseis. A inovação está presente e foi representada com a introdução de baterias de longa duração e com a melhoria na qualidade da potência do automóvel. Como consequência, o produto que passou a ser disponibilizado no mercado se tornou ainda melhor.

Como a tecnologia é caracterizada?

A tecnologia envolve o conjunto de ferramentas modernas e ágeis que objetivam a execução de tarefas de modo cada vez mais eficiente e rápido. Nesse sentido, a sua introdução promove uma maior informação, otimiza as atividades e moderniza as operações.

Quais são as vantagens de inovação e tecnologia?

Confira, a seguir, as principais vantagens que a tecnologia e o processo de inovação podem trazer para as empresas.

Mais dinâmica entre a equipe

Já pensou em trabalhar em uma empresa inovadora e que está de olho em novas tendências tecnológicas? Essa postura corporativa é uma forma de demonstrar que os gestores e os administradores têm o desejo de aumentar a performance e querem obter resultados cada vez melhores.

Esse fato tem o poder de proporcionar maior engajamento entre os funcionários e de aumentar a produtividade das equipes. Afinal, os colaboradores têm melhores condições de executar as suas funções e sentem-se mais engajados em continuar exercendo as suas atividades.

A introdução de ferramentas mais modernas e a mudança na cultura e na mentalidade corporativa são essenciais para criar uma dinâmica mais proativa, eficaz e ágil. Sendo assim, a evolução se torna uma característica marcante nessas empresas, envolvendo a ideia de valorização e de respeito aos colaboradores e a renovação dos métodos e dos procedimentos para exercer o trabalho.

Mais produtividade

A inovação tecnológica vai além dos meros elementos operacionais. Esse procedimento leva ao aperfeiçoamento na execução das tarefas e, como consequência, promove uma maior produtividade nas empresas. Afinal, as inovações envolvem o investimento em softwares de gestão, em aplicativos de colaboração, na automação de tarefas, entre outros aspectos. Tudo isso contribui para a conclusão das operações em um tempo reduzido.

Aumento da receita

O investimento em ferramentas modernas contribui para que as tarefas sejam concluídas em um tempo menor e com uma melhor qualidade. Sendo assim, abre-se espaço para que haja uma produção maior, o que permite que a empresa esteja adequada às necessidades do mercado. Com isso, há grandes chances de um aumento significativo nas vendas.

De qualquer forma, também há a possibilidade de vendas em médio ou longo prazo, que, apesar de não terem um retorno imediato, ajudam a organizar melhor a cadeia de produção. Com o tempo, a empresa vai se destacando no mercado e pode sair à frente da concorrência.

Agregação de valor

A aposta na tecnologia e em processos inovadores ajuda a agregar valor para a marca. Afinal, é essencial que as empresas atuem conforme a nova realidade do mercado. Com isso, elas passam a ser enxergadas como uma organização consciente e que leva a sério a evolução tecnológica. Esse tipo de corporação vê uma relação estreita entre o uso de metodologias modernas e o aumento de seu valor.

Contudo, nem sempre o investimento em estratégias de inovação e o acompanhamento de ferramentas tecnológicas representam tarefas fáceis. Isso impacta o orçamento das companhias. Por isso, é importante fazer um planejamento financeiro nesse sentido.

Maior chance de fidelização de clientes

Como a tecnologia e a inovação promovem uma melhor qualidade nos processos, há o aperfeiçoamento e o melhoramento do serviço ou do produto que é entregue ao consumidor. Essa característica atrai um número maior de clientes, que logo vão notar a mudança na postura da empresa e no estímulo de uma cultura de inovação. Como consequência, a marca se fortalece e é possível conquistar e fidelizar um público maior.

Sempre busque inovação e tecnologia para a sua empresa. Ambos os conceitos caminham lado a lado e são essenciais para que o negócio se mantenha atuante no mercado. Diante desse cenário, o recomendado é contratar uma companhia especializada em TI para auxiliar no processo de transformação digital da corporação.

Quer entender mais sobre as tendências tecnológicas e o processo de inovação? Assine a nossa newsletter e receba os nossos próximos conteúdos diretamente no seu e-mail!

Posts relacionados

Um comentário em “Inovação e tecnologia: entenda quais são as diferenças entre elas

Deixe um comentário