6 livros sobre transformação digital que você precisa ler

7 minutos para ler

Por mais que o conceito já seja mais bem assimilado, muitos gestores ainda apresentam certa dificuldade para iniciar a jornada digital em suas empresas. Felizmente, essa adaptação é facilitada por meio do vasto conteúdo disponível que trata do assunto. Entre outras fontes, existem alguns livros sobre transformação digital imperdíveis.

A partir dos ensinamentos proporcionados por essas obras, você será capaz de ter uma visão mais nítida e precisa quanto ao que precisa fazer. Desse modo, sua empresa ficará alinhada às mudanças do mercado e às novas expectativas de consumidores e clientes.

Acompanhe, a seguir, uma lista de 6 livros sobre transformação digital que você precisa ler!

1. Walking the talk

Começamos nossa lista com uma obra escrita por Carolyn Taylor. Em Walking the talk, Taylor reforça que a cultura da uma empresa exerce uma poderosa influência no comportamento de seus colaboradores.

No livro, a autora destaca que as transformações de uma organização só acontecem quando a cultura é sólida o bastante para envolver todas as pessoas que fazem parte dela. Nisso, o líder desempenha um papel crucial e deve ir além dos belos discursos.

Ele precisa inspirar pelo exemplo. É assim que a cultura organizacional ganha corpo e se desenvolve ao ponto de se tornar um organismo vivo dentro de diferentes departamentos.

2. Mindset: a nova psicologia do sucesso

Escrito por Carol S. Dweck, Mindset: a nova psicologia do sucesso fala a respeito da relevância da nossa atitude mental perante os desafios apresentados diariamente pela vida.

O conteúdo é fruto de uma extensa pesquisa conduzida por Dweck, que é especialista em promover ações voltadas ao aumento da motivação. A autora defende e demonstra que a construção e a consolidação de pensamentos saudáveis é determinante para que a mente nos oriente para a busca do sucesso.

No caso, é importante aplicar o método ao chamado mindset da transformação digital nos negócios. O segredo, em resumo, consiste em colocar sua mente e suas práticas em profunda sintonia. Assim, não só você conseguirá resultados mais rapidamente, como também conquistará metas e objetivos de diferentes níveis de dificuldade.

Ao longo da obra, a autora explica que o famoso mindset não se limita às características de uma dada personalidade. Na verdade, trata-se exatamente do elemento que forma como as pessoas lidam com tudo o que está à sua volta. Nesse contexto, estão incluídos os relacionamentos pessoais e profissionais. 

3. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital

No início, a tarefa de elaborar um plano de transformação digital eficiente se apresenta como um enorme desafio para as organizações moldadas em padrões tradicionais. Em grande parte, a dificuldade deriva dos problemas que aparecem na hora de realizar o planejamento de maneira estruturada e estratégica.

Com o livro Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital, as etapas de transição ficam muito mais claras. Isso porque David L. Rogers, o autor, analisa profundamente o que ele denomina de os cinco principais elementos da mudança em questão:

  • público-alvo da empresa;
  • concorrência e métodos de competição;
  • utilização de dados;
  • cadeia de inovação;
  • proposta de valor.

Toda a obra gira em torno dessas peças. No decorrer do texto, o autor demonstra como elas são decisivas para pavimentar o caminho em direção ao objetivo final: implantar a transformação digital com máxima eficácia.

O livro, evidentemente, não ignora o peso da inovação e da tecnologia para que toda essa digitalização se concretize. Contudo, o ponto forte do conteúdo está voltado à adoção de um pensamento estratégico.

4. Os inovadores: uma biografia da revolução digital

Encontrar as melhores maneiras de estimular a criatividade e a inovação é outro enorme desafio colocado à frente dos gestores de qualquer organização. Isso se torna evidente até no próprio departamento de inovação da empresa.

No livro Os Inovadores: uma biografia da revolução digital, é possível achar um rico material de inspiração, pois ele reúne alguns dos maiores gênios da história da tecnologia e da informática. Com uma narrativa empolgante, Walter Isaacson, que também escreveu as biografias de Albert Einstein e Steve Jobs, convida o leitor a um passeio inesquecível.

Basicamente, a ideia da obra é contar, em detalhes, como foi possível chegar ao primeiro computador e, em seguida, ao que conhecemos pelo nome de internet. Para tanto, Isaacson compila os nomes relevantes de uma revolução digital que ainda é relativamente recente.

Como o título já aponta, o autor cita o papel desempenhado por diferentes pensadores e criadores de itens muitas vezes ignorados ou desconhecidos, mas essenciais para que tudo funcione. Uma excelente ilustração disso é o conceito de bit, definido pelo matemático Claude Shannon. Sem ele, não existiriam os códigos binários e, consequentemente, os computadores.

Outro ponto de destaque do livro se refere ao reconhecimento de que, por mais que haja expoentes marcantes, como Steve Jobs, o que vemos hoje resulta de uma realização coletiva. Sim, no fundo, as conquistas deveriam ser compartilhadas com outras pessoas, tão importantes quanto os nomes que ficaram para a posteridade.

Nesse sentido, a obra é providencial ao realçar a importância da ampliação de ambientes de inovação colaborativos, e não competitivos — como, frequentemente, acontece em diversas organizações. Por sinal, trata-se de um dos pontos-chave de uma digitalização de processos bem-sucedida.

5. A terceira onda da internet

No caso de A terceira onda da internet, de autoria de Steve Case, a ideia é explorar os percursos que levaram o universo corporativo a vivenciar modificações em todos os níveis. Case se debruça sobre o papel da internet ao longo dessas trilhas de desenvolvimento.

Para que os leitores entendam do que se trata a expressão “terceira onda”, que encabeça o título do livro, o autor explica qual foi a segunda onda. Para ele, ela é marcada pelo lançamento e expansão das redes sociais. Se no início havia apenas o Orkut e depois o Facebook (como redes de massa, claro), depois vieram outras, como o Instagram e o Snapchat.

Case também pontua que, no meio do caminho, também houve um crescimento exponencial do uso desses canais de interação social. Agora, para o autor, estamos inseridos em uma etapa caracterizada pela revolução digital, puxada, segundo Case, pelos empreendedores.

6. Organizações exponenciais

A fim de atingir o crescimento projetado e mantê-lo estável, toda empresa precisa adotar medidas que aumentem seu diferencial competitivo. Esse é um princípio das chamadas Organizações exponenciais, nome do livro que leva as autorias de Ismail Salim, Malone Michael e Van Gesst Yuri.

Na obra, os autores salientam que o ritmo de progresso esperado por muitas empresas só será alcançado se elas estiverem devidamente adaptadas para tal. Isso significa que a transformação digital depende de uma infraestrutura adequada não apenas em termos de ferramentas tecnológicas, mas igualmente quanto ao aspecto cultural.

Com o propósito de ilustrar melhor o que querem transmitir, os autores mergulharam em uma longa fase de estudo. O foco foram as organizações que são o símbolo desse crescimento exponencial, como Valve, Amazon, Uber, Waze, Netflix e Xiaomi — só para mencionar algumas delas.

Para que você tenha uma ideia, os conceitos e tendências são apresentados com base em entrevistas feitas com mais 70 líderes. Logo, o que você tem em mãos é um compilado valioso e minucioso sobre como preparar seu negócio para o que já chegou e o que ainda está por vir.

Sem a menor dúvida, esses são 6 livros sobre transformação digital que precisam entrar na sua próxima lista. Ao proporcionarem conhecimentos diversificados, você tem a oportunidade de ampliar seus horizontes e organizar as fases de mudança da sua empresa com muito mais eficácia e visão de futuro.

Antes de ir, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba nossos próximos conteúdos exclusivos diretamente na sua caixa de e-mails!

Posts relacionados

Deixe um comentário