O que é a mentoria e qual a sua importância para empreendedores

6 minutos para ler

Empreender é um desafio e tanto, mas é um processo libertador para quem deseja ter um negócio de sucesso. Isso porque você precisa do apoio correto para fazer sua empresa se desenvolver de forma gradual e com planejamento. Nesse sentido, a mentoria (ou mentoring) para empreendedores concede uma boa base de apoio.

Esse suporte tem o objetivo ajuda o dono da empresa a tirar os projetos do papel a fim de transformá-los em algo rentável. Para isso, o mentor apresenta soluções para as dificuldades e problemas que podem impedir o crescimento da companhia ou do setor. Sendo assim, ter o apoio desse profissional ajuda a economizar recursos.

Se você deseja saber onde deve pisar e como superar desafios operacionais para não correr riscos desnecessários, confira as informações deste artigo.

O que é e como funciona a mentoria?

A mentoria é quando um empreendedor experiente e de boa reputação em determinada área ajuda outro profissional menos experiente a superar obstáculos e resolver problemas de forma estratégica e simplificada. Assim, a parte que está aprendendo evita falhas, o que economiza tempo e dinheiro.

Dessa forma, o mentor é um indivíduo que atua ou já atuou em um segmento igual ou semelhante ao do seu aprendiz. Ele tem know-how para antecipar problemas e apresentar soluções ágeis, mesmo em situações muito específicas e difíceis de lidar. Afinal, ele sabe como agir em circunstâncias que são novidade para quem está começando.

Vale dizer que o mentoring não é impecável em seus conselhos e ações, mas reduz a probabilidade de outros profissionais cometerem erros grotescos, sinalizando falhas operacionais e mostrando possibilidades desconhecidas para o negócio. Sendo assim, ele apresenta os rumos que a empresa precisa seguir, identifica oportunidades e elimina erros de principiante.

Qual o papel da mentoria para negócios?

A mentoria contém várias funções-chave. Entre elas, podemos ressaltar:

  • incentivar empresários;
  • ajudar os empreendedores a compreender as dificuldades da gestão;
  • ajudar a lidar com as políticas do negócio e as exigências do mercado;
  • instruir sobre assuntos burocráticos, economia, finanças, contabilidade, comunicação e planejamento;
  • legitimar as ideias do empreendedor.

Qual a importância do mentoring para o empreendedor?

A importância da mentoria é conferida por meio de uma série de vantagens. Conheça todas elas, a seguir.

Aprendizagem e conhecimento

Quem está iniciando um negócio, como uma startup de logística, tem muito a aprender. Essa orientação soluciona demandas contábeis, operacionais, contratuais, jurídicas, além de contribuir com planejamentos estratégicos e investimentos.

Compreensão de modelo de negócio e do mercado

Com a competição mercadológica cada vez mais intensa e a crescente demanda do público, compreender o modelo do negócio é indispensável. O mentoring dá acesso aos profissionais experientes no segmento e conhecimento de mercado.

Amadurecimento

Cada etapa de aprendizado garante maturidade. Aprender com as falhas, os projetos e os mentores produzem discernimento em você, empreendedor, e em sua empresa. Você obtém um discernimento mais amplo do modelo de negócios e aprende como usar as movimentações do mercado para beneficiar a sua marca.

Economia

Um mentor é uma pessoa com conhecimentos valiosos. Ele direciona um aprendiz para diversas vertentes que englobam o gerenciamento de uma companhia. Logo, não é necessário contratar um profissional para cada demanda interna, o que reduz os custos. Ou seja, o conhecimento sobre todas as áreas e departamentos de sua instituição estão garantidos.

Otimização de recursos

Em geral, os empresários não conhecem tudo de gestão, economia e finanças. Por isso, o mentoring organizacional é fundamental para que eles aprendam a destinar recursos (mão de obra, tempo, dinheiro, inovação e tecnologia, por exemplo) para reduzir custos e lucrar mais.

Facilidade na contratação de profissionais qualificados

Um empreendimento que está em processo de expansão não pode contar com uma equipe única, pois as demandas operacionais e mercadológicas mudam a todo instante. Portanto, a mentoria para negócios ajuda o empresário a identificar quais contratações profissionais ele deve fazer.

Networking do mentor

O networking (rede de contatos) é muito importante para os negócios. Ao fechar uma parceria com um mentor, além de obter todos os benefícios, você tem acesso aos relacionamentos construídos por ele durante a sua carreira de sucesso.

Visão estratégica

O mentoring é capaz de a desenvolver e lapidar competências de forma estratégica. Ele aumenta o campo de visão do empresário e desenvolve um raciocínio tático, o que é um grande diferencial. Com essa bagagem, é possível conduzir melhor a empresa conforme esse profissional dá instruções e compartilha experiências.

Metas mais ágeis

A mentoria para empreendedores é uma forma de definir atalhos para atingir objetivos. Afinal, o mentor conhece o caminho certo, o que facilita o processo de consolidação da empresa. Além disso, ele cria metas realistas e estipula indicadores de desempenho para acompanhar a evolução operacional sobre investimentos estratégicos, como é o caso da transformação digital. Esse profissional é mais realista (pé no chão) que os novatos, por isso estipula metas e prazos mais sensatos.

Como escolher o mentoring ideal?

O primeiro critério para escolher um mentor é ele ter vivência comprovada no ramo. Isso é necessário porque cada segmento organizacional apresenta suas limitações, benefícios e características. Ou seja, se você tem ou deseja ter uma distribuidora de mercadorias, busque um mentor que tem vivência sobre essa demanda.

Sendo assim, é fundamental um profissional de sucesso que já passou por altos e baixos ou tenha atingido êxito na primeira tentativa. O importante é que ele saiba como agir diante dos desafios do negócio de forma estratégica e promissora.

Podemos afirmar que o mentor é uma pessoa que você deve se espelhar. Afinal, ele teve sucesso no mesmo segmento que o seu, sendo visto como uma autoridade no assunto.

Existem mentores para departamentos específicos de uma instituição, ou seja, é possível fechar parceria com mais de um por vez. Essa é uma alternativa interessante para quem ainda não tem um empreendimento estruturado. Você pode escolher, por exemplo, um para ajudar na direção do negócio e outros para o TI ou para o RH.

Como visto, a mentoria para empreendedores é vital para você tirar proveito de todas as vivências e conhecimentos que os profissionais de mentoring têm a oferecer. O importante é registrar todas as instruções dadas para fazer simulações a fim de implementar os melhores projetos na sua empresa. Assim, a consolidação mercadológica fica mais precisa e estratégica.

Você achou este artigo útil? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e ajude outros negócios a terem sucesso.

Posts relacionados

Deixe um comentário