Precisamos conversar sobre o mindset da transformação digital nos negócios

6 minutos para ler

A transformação digital é um movimento que tem modificado as empresas que atuam praticamente em todos os setores do mercado. Não se trata apenas da introdução de novas tecnologias, aplicações e suas consequentes mudanças na infraestrutura da empresa. Esse fenômeno também inclui a implementação de um mindset digital.

Esse conceito abrange as condutas e a necessidade de conscientização das equipes para lidar com as mudanças que estão surgindo, deixando de lado o conservadorismo e abrindo a mente para as vantagens que a tecnologia proporciona para os negócios. Diante desse cenário, os líderes das empresas devem pensar em estratégias para colocar esse mindset em prática.

Mas afinal, como isso funciona? Neste post, você vai conhecer mais sobre o mindset da transformação digital, principalmente na parte comportamental. Acompanhe a leitura e confira os detalhes!

O que é o mindset digital?

Esse termo abrange ideias, pensamentos, valores e crenças. Nesse sentido, um mindset digital se refere às atitudes e comportamentos que permitem às organizações se adaptarem à nova realidade tecnológica. Não é apenas a capacidade de utilizar as novas ferramentas digitais, é uma maneira de prever possibilidades.

As forças digitais disruptivas estão construindo um novo mundo tecnológico, influenciando as empresas em todos os sentidos. Estamos falando de Big Data, mobilidade, IoT, indústria 4.0, computação em nuvem, realidade virtual e aumentada, inteligência artificial e robótica, entre outras.

Diante desse cenário inovador, as empresas devem ter a capacidade de criar estratégia de negócios para que estejam preparadas para lidar com todas as mudanças que estão surgindo e que tendem a ganhar cada vez mais destaque no mundo corporativo.

Afinal, as empresas são formadas por pessoas. Esses colaboradores são responsáveis por desempenhar as funções necessárias para concluir as atividades operacionais e obter lucros para a empresa. Logo, a organização digital exige que as equipes desenvolvam um mindset digital, como uma forma de democratizar o acesso às tecnologias e permitir a otimização de processos.

Nesse sentido, o mindset se relaciona diretamente com a necessidade de ter mais abertura sobre a transformação digital do que propriamente com as novas tecnologias.

Como implementar o mindset digital nas empresas?

Confira, a seguir, algumas medidas de como colocar o mindset digital em prática.

Cultura organizacional inovadora

A liderança e as equipes devem estar abertas para se adaptarem à nova realidade que se forma. Dessa forma, estarem aptas a interagir com as novas tecnologias, além de conseguir lidar com os impactos causados pela interconectividade. Trata-se da necessidade de pensar em mudanças nas atividades, processos, competências e modelos de negócios que consigam permitir que as empresas explorem ao máximo as tecnologias digitais.

Autonomia para a equipe

Diretores, administradores e gestores devem ter um comportamento aberto e estarem disponíveis para ouvir as equipes, bem como conceder relativa liberdade para que os colaboradores possam atuar da melhor forma. Sendo assim, as equipes passam a ter autonomia para contribuir com o desenvolvimento da empresa.

Afinal, os colaboradores têm o papel de incentivar e difundir a mentalidade de crescimento. Há um estímulo que se tenha uma postura colaborativa e aberta ao diálogo. Foi-se o tempo em que a liderança da empresa era considerada como um cargo inacessível. Atualmente, as equipes têm acesso direto a indivíduos que ocupam cargos de alto escalão no sentido de promover um diálogo aberto e discutir as melhores estratégias de se adaptar à transformação digital.

Gestão flexível

A mudança da cultura organizacional promove um novo modelo de negócios, uma vez que a prioridade da empresa se volta para a experiência do usuário. Dessa maneira, se torna importante elaborar uma nova linha de pensamento no sentido de capacitar os líderes para que eles consigam efetivar a gestão de pessoal e reconhecer os resultados dos funcionários, motivando-os, sempre que possível.

Processos mais ágeis

Com a chegada da transformação digital, os modelos corporativos tradicionais estão se tornando obsoletos e ultrapassados. Com isso, surge a necessidade de implementar uma digital voltada para a introdução de modelos mais ágeis, que sejam voltados para atender as necessidades dos clientes.

Mudança de raciocínio

O raciocínio na transformação digital se refere à necessidade de lidar com o novo cenário digital, permitindo uma gestão mais flexível e por meio da introdução de processos ágeis. Esse raciocínio envolve uma educação colaborativa para toda a equipe interna. Trata-se de uma verdadeira mudança de padrões e pensamentos que ainda estão sendo estruturados.

Expectativas sobre os resultados

A mudança de mindset envolve expectativas sobre os resultados. Nesse sentido, é importante que os colaboradores estejam cientes sobre o que é esperado. É o caso de maior produtividade, melhor atendimento ao público, maior diálogo entre as equipes, discussão de ideias etc.

O recomendado é conversar abertamente com os funcionários e deixar claro sobre o que se espera deles. Além disso, esclareça outras questões, como os motivos que levam à mudança de mindset, como esse fenômeno deve influenciar a rotina da empresa, entre outros. Use as expectativas como uma estratégia para incentivar os colaboradores a darem o melhor de si no processo de transformação de mentalidade digital.

Capacitação da equipe

Os funcionários precisam ser devidamente treinados para que consigam executar as suas tarefas conforme o desejo da liderança. Além de seguir as orientações e diretrizes internas, é necessário passar por treinamentos específicos para que os colaboradores entendam exatamente o que se trata a transformação digital e como agir diante de todas as mudanças.

Para isso, o ideal é organizar reuniões entre equipes e liderança para discutir ideias, além de investir em treinamentos específicos para incentivar e melhorar o desempenho dos funcionários.

Impulsionadas pela transformação digital, as soluções disruptivas geram mais conhecimento, criatividade e adaptabilidade. A mudança do mindset digital deve ser compartilhada por todos os colaboradores da empresa e guiada pelos líderes.

Nesse sentido, a mudança de mindset é um cuidado essencial para que as empresas consigam se adaptar ao novo cenário que está sendo desenhado. Com isso, a tendência é que esse fenômeno de transformação digital ganhe ainda mais força nos próximos anos.

A sua empresa está preparada para lidar com as mudanças trazidas pela tecnologia? Quais são os principais desafios na sua opinião? Deixe um comentário abaixo contando a sua experiência!

Agui da transformação Digital
Posts relacionados

Deixe um comentário