Mulheres na tecnologia: confira 5 exemplos de sucesso

6 minutos para ler

Ver mulheres na tecnologia, em posição de liderança e de desenvolvimento de inovações, é um grande passo para esse mercado. Além de ser um aspecto muito importante para a representatividade e para a diversidade de gênero nos negócios modernos, trata-se também de uma inspiração para novas desenvolvedoras, empreendedoras e líderes.

Inclusive, engana-se quem acha que a tecnologia é uma área apenas para homens. Cada vez mais, é possível ver a presença feminina nesse mercado, atuando nas mais diferentes frentes do mundo digital, uma conquista que é também um passo importante para a quebra de paradigmas.

Neste post, nós vamos apresentar 5 exemplos de mulheres na tecnologia que causam um impacto muito positivo nesse segmento e que mostraram que o mercado digital também é feminino. Boa leitura!

1. Maitê Lourenço

Maitê é fundadora da BlackRocks Startups, uma empresa que fortalece a tendência de transformação digital e tem como objetivo democratizar o acesso de profissionais negros a um ecossistema de inovação e tecnologia.

Não é à toa que Maitê Lourenço foi a primeira pessoa negra a estrear sozinha na capa da Revista Exame. A mulher, que nasceu na zona leste de São Paulo, estudou Psicologia e já trabalhou em diversas áreas do mercado, como Marketing e Recrutamento e Seleção, o que garantiu o desenvolvimento de suas experiências profissionais.

Maitê aproveitou todo esse aprendizado para inovar. Além disso, nunca perdeu a oportunidade de empreender e de acreditar na força do trabalho em equipe. Seu negócio de maior sucesso é a BlackRocks Startup, que chegou ao mercado em 2016 e promove uma grande abertura para que pessoas negras tenham o seu espaço reconhecido para desenvolver as suas ideias no mundo das startups de tecnologia e de inovação.

2. Ana Paula Pisaneschi

Quem já ouviu falar do Uffa, uma empresa dedicada a ajudar as pessoas na organização financeira e no pagamento de dívidas, vai gostar de conhecer também a mente por trás desse negócio.

Ana Paula Pisaneschi, CEO do Uffa, teve a sensibilidade de observar como o mercado de cobrança de dívidas precisava de um toque extra de humanização. Afinal, as pessoas não criam dívidas por acaso e compreender os motivos por trás desse problema é um passo fundamental para resolvê-lo.

Pensando nisso, principalmente depois de se frustrar com um mercado com desigualdade de gênero, Pisaneschi, que é especialista em Credit Scoring, trouxe inovação para a área de cobranças. Para tanto, ela fundou um portal que tem como objetivo ajudar as pessoas na negociação de dívidas.

Desde o uso de vale-alimentação até cashback para os pagamentos dentro da validade, o Uffa oferece uma alternativa para mais de 14 milhões de usuários saírem de suas dívidas e terem uma maior liberdade financeira. 

3. Denise Asnis

O processo de Recrutamento e Seleção pode ser digital e Denise Asnis mostra como fazer isso. A especialista em Educação Corporativa, antes de abrir o seu negócio em sociedade com Rosemeire Santos, teve a oportunidade de atuar em empresas da América Latina e da França.

Desse modo, ela adquiriu experiência em diversas funções do segmento de Gestão de Recursos Humanos, inclusive na gestão de equipes a distância. Foi isso que levou Asnis a ter uma ideia inovadora.

Em 2017, surgiu a Taqe, uma plataforma que permite conectar candidatos a uma vaga de emprego e a recrutadores de forma online. Dessa maneira, é possível expandir as oportunidades e garantir que os processos seletivos sejam mais otimizados, eficientes e práticos. Com isso, tanto os profissionais quanto as empresas só têm a ganhar.

4. Nara Iachan

Todo mundo gosta de receber um desconto nas compras e Nara Iachan aproveitou isso da melhor maneira. Afinal, por que não existir um negócio voltado para a oferta de cupons de descontos, que podem ser obtidos de forma gratuita?

Foi assim que surgiu a Cuponeria, em 2016, uma plataforma digital que conta com mais de 2.000 parceiros e oferece cupons e cashbacks para pedidos online para mais de seis milhões de usuários. A ideia foi inspirada também no tempo em que Iachan morou na Argentina, quando percebeu que tickets de descontos eram distribuídos em contas básicas e em locais de fácil acesso para a população.

A empreendedora, com formação em Economia e MBA em Business, Management e Marketing, já até garantiu o seu lugar na lista da Forbes Under 30 graças a essa ideia inovadora! 

5. Carolina Strobel

Carolina Strobel não poderia ficar de fora da lista. Afinal, ela está na área da tecnologia e inovação há mais de 20 anos, promovendo ótimos resultados na jornada digital de diversas empresas.

Atualmente, Carolina faz parte da equipe da Softplan, uma empresa desenvolvedora de softwares para diversos nichos do mercado. No entanto, não para por aí, pois a bacharel em Direito passou também pelo curso de Secrets of Successful Deal Making, da Harvard Business School, e atua como conselheira e sócia operacional da companhia Redpoint eventures.

Com foco em colaboração, inovação e planejamento estratégico, Strobel coleciona grandes conquistas em sua carreira graças ao conjunto de competências e habilidades que não para de desenvolver. O pensamento criativo e o aprendizado contínuo fazem parte do seu dia a dia, transformando-a em uma das mulheres brasileiras com maior contribuição no ramo da tecnologia atualmente.

O mercado tecnológico é um dos mais promissores, tendo em vista que estamos no período de transformação digital. Por conta disso, tendências tecnológicas não param de ser desenvolvidas e ver que existem mentes femininas por trás de todo esse processo mostra como não somente a tecnologia está se desenvolvendo, mas, sim, a sociedade como um todo.

Por esse motivo, vale a pena investir nesse segmento e, principalmente, nas ideias de mulheres na tecnologia. A atuação e a liderança feminina conquistam cada vez mais o seu espaço no mercado e prometem entregar ainda mais soluções inovadoras e eficientes.

Gostou deste post? Então, curta também a nossa página no Facebook e continue por dentro das nossas novidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário