O que é e como construir uma scaling up? Entenda!

6 minutos para ler

Você sabe o que é e como construir uma scaling up? Ambas as perguntas são muito relevantes, pois, ao conhecer sobre o tema, torna-se possível obter rápido crescimento de maneira eficiente.

Pensando na relevância do assunto, neste post vamos informar o que é uma scaling up e quais são os seus benefícios. Além disso, falaremos sobre os principais desafios enfrentados pelas empresas desse tipo. Continue com a gente e confira!

O que é uma scaling up?

As scale ups fazem referência às empresas que apresentam crescimento de maneira escalável e em longo prazo. Na maioria das vezes, a expansão do negócio acontece por, pelo menos, 3 anos. Isso é feito por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras no mercado e práticas de gestão.

Dessa maneira, podemos dizer que os negócios desse tipo contam com um ambiente que estimula o desenvolvimento de novas soluções e que realmente geram valor aos clientes. Além disso, essas organizações contam com alto potencial de crescimento, ampliando a capacidade de investimentos e visando à expansão futura no mercado.

Considerando a definição acima, as scale ups apresentam capital de giro e contam com recursos suficientes para atender um volume crescente de clientes. Elas têm, portanto, características próprias que favorecem a escalabilidade do negócio.

Como uma solução pode ser escalável? 

Há diferentes estratégias que podem ajudar uma empresa a ser escalável. Entre algumas possibilidades, podemos citar:

  • Recorrência: serviços que contam com receitas recorrentes ajudam as empresas a terem receitas estáveis, proporcionando segurança para a realização de investimentos visando à expansão do negócio. Nesse contexto, produtos que contam com uma assinatura mensal são uma ótima ideia;
  • Serviços fornecidos no on-line: as empresas que atuam na internet podem comercializar o seu produto ou serviço para mais pessoas. Além disso, há a redução de custos, pois não é necessário contar com uma estrutura ampla. As universidades que fornecem ensino EaD são um exemplo disso, já que mais pessoas podem se matricular no curso e há a redução de despesas, contribuindo para a otimização da margem de lucros;
  • Desenvolvimento de parcerias: essa estratégia ajuda as empresas a serem escaláveis, visto que elas serão capazes de entregar a sua solução para um número maior de pessoas. Além disso, essa prática contribui para a redução de custos. Nesse contexto, parcerias com negócios do segmento logístico (transportadoras, distribuidoras etc.) são estratégicas, pois ajudam as empresas a fornecer preços competitivos e, ao mesmo tempo, a lucrar mais e obter crescimento sólido no mercado.

Quais as razões para se tornar uma scaling up?

Primeiramente, uma scaling up apresenta um crescimento rápido e consistente. Além disso, as empresas que se enquadram nesse padrão desenvolvem soluções inovadoras e são cada vez mais relevantes no mercado.

Dessa maneira, podemos dizer que, ao se tornar uma scaling up, o seu negócio vai se diferenciar no mercado, aumentará as receitas e ganhará destaque na sua área de atuação.

Quais são os desafios da scaling up?

As empresas que buscam ser escaláveis encontram alguns desafios. O primeiro deles é contar com recursos adequados para que seja viável a expansão. Isso inclui, por exemplo, recursos financeiros, profissionais qualificados, estrutura interna adequada etc.

Ainda, os negócios devem saber o momento ideal para desenvolver e implementar soluções inovadoras. Para que isso seja possível, é importante estar antenado às demandas do público, monitorar os concorrentes e ficar por dentro das tendências do mercado.

Por fim, mas não menos importante, a fidelização de clientes é outro desafio relevante. Isso porque as empresas que retêm consumidores conseguem manter as receitas estáveis e podem contar com recursos adequados para financiar a expansão do negócio.

Quais erros devem ser evitados ao se tornar uma scaling up?

Sem dúvida, a precipitação é o principal equívoco cometido pelas scale ups. Isso é bastante prejudicial, pois muitas empresas adotam estratégias agressivas e fazem altos investimentos sem saber se é o momento certo para isso.

Para evitar cair nessa situação, é importante conhecer as demandas do mercado, compreender o perfil dos clientes, realizar testes e fazer a validação das soluções a serem ofertadas.

Outro erro bastante comum é que muitas empresas não contam com profissionais adequados ou têm uma equipe muito enxuta. Quando isso acontece, a organização não estará preparada para atender as demandas do mercado nem terá colaboradores o bastante para fornecer suporte aos clientes.

Como construir uma scaling up?

Essa é uma dúvida bastante comum por parte de empreendedores dos mais variados segmentos. A boa notícia é que há boas estratégias que poderão ajudar as empresas a escalarem os negócios de maneira eficiente. Vamos compartilhar algumas delas logo abaixo para ajudar no crescimento da sua organização.

Trocar experiências

Por diferentes motivos, a troca de experiências é um dos principais segredos para construir uma scaling up com efetividade. Primeiramente, torna-se possível conhecer o perfil do público e as demandas da sua área de atuação. Além disso, você ficará por dentro das tendências de mercado.

A troca de experiências também vai ajudar o seu negócio a ampliar o networking e a desenvolver parcerias que poderão ser fundamentais para a expansão da sua empresa.

Por fim, mas não menos relevante, as scaling ups que se dedicam a ampliar a rede de contatos ganham experiência e são capazes de reduzir o número de erros.

Ser flexível

Estar aberto às mudanças e ter capacidade de se adaptar a diferentes cenários é muito importante para o desenvolvimento de uma scaling up de sucesso. Essas características vão dar a segurança e a ousadia necessárias para a implementação de novas soluções no mercado.

Definir metas 

A definição de objetivos de curto, médio e longo prazo é fundamental. Isso porque você poderá verificar se a sua empresa está caminhando na direção correta, ou seja, se está mais perto de alcançar as metas estabelecidas.

Como é possível perceber, o entendimento sobre como desenvolver uma scaling up é essencial. Afinal, a partir dele, a sua empresa vai aproveitar os benefícios proporcionados por esse tipo de negócio e poderá crescer de maneira sustentável no mercado, contribuindo para a manutenção e a expansão das atividades.

Este conteúdo no qual destacamos o que é e como construir uma scaling up foi útil para você? Então, assine já a nossa newsletter e receba mais conteúdos relevantes sobre o tema em primeira mão!

Posts relacionados

Deixe um comentário