Transformação digital nas empresas: qual a importância e como implementá-la

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Falar de transformação digital nas empresas tem sido um assunto cada vez mais importante, tendo em vista que os mais variados recursos tecnológicos estão presentes no dia a dia de toda a sociedade.

A transformação digital é capaz de otimizar diversos processos internos dentro de um negócio, adaptando a sua estrutura para se alinhar com as principais atualizações do mercado. Basicamente, trata-se de aproveitar bem as ferramentas tecnológicas para melhorar a produtividade e a eficácia das atividades organizacionais.

Se você quer um negócio de sucesso, é preciso promover ações que garantam a sua visibilidade no futuro. Desse modo, a inovação se torna fundamental, e a transformação digital tem de tudo para oferecer o que uma empresa precisa para se manter competitiva.

Ao longo deste post, entenda mais sobre a importância desse conceito e veja como implementá-lo na prática!

O que é a transformação digital nas empresas?

Todos os processos da sociedade atual giram em torno das facilidades que a promoção do acesso à internet trouxe. Desse modo, você consegue notar sem muitas dificuldades que a dinâmica social está mudando. Tudo parece acontecer mais rápido, informações são transmitidas em segundos, tomadas de decisões são feitas em um ritmo mais acelerado, entre outras transformações.

Tendo em vista esse contexto, será que o modelo de gestão de empresas que foi praticado antes da era digital ainda é apropriado? A resposta é: depende. Alguns conceitos ainda podem ser aproveitados, mas é evidente que ele é indicado para um público que caminhava em um ritmo mais lento.

No entanto, é preciso que um negócio acompanhe a evolução do mercado. Com a Quarta Revolução Industrial, comandada pela transformação digital, a necessidade de atualização de processos e organização interna nunca foi tão necessária. É por isso que, para ainda ter um espaço competitivo entre as demais empresas do mesmo ramo de atuação, é preciso inovar.

A transformação digital, desse modo, mostra-se como uma ferramenta para fazer um bom uso dos recursos tecnológicos disponíveis e melhorar os processos internos de um negócio. Isso envolve aprimorar a cultura organizacional, investir em novos equipamentos e sistemas, fazer uma gestão mais atualizada e acompanhar as maiores tendências do mercado.

Em outras palavras, trata-se de tirar a tecnologia do papel de coadjuvante e colocá-la como protagonista nas decisões da empresa e nas atividades mais simples do dia a dia. É literalmente fazer a transformação dos processos para a era digital.

Por que é importante realizar essa transformação?

Quantos segundos são necessários para fazer uma pesquisa na internet? E quanto tempo é necessário para que você comece a se incomodar com a conexão, caso ela esteja lenta? Essa é uma reflexão importante para entender a grande relevância que a transformação digital tem na sociedade.

Com o acesso às novas tecnologias, a impressão de que o mundo corre mais rápido é real. Desse modo, ao se deparar com um padrão que não acompanha essa velocidade, o incômodo é evidente.

Na prática, se os clientes estão se acostumando cada vez mais com a agilidade e inovação nas empresas, dificilmente vão querer fazer negócio ou contar com os serviços de uma organização que não apresenta o que eles esperam.

Desse modo, a transformação digital é importante para acompanhar as mudanças nos padrões de comportamento dos consumidores e, consequentemente, do mercado. Com isso, empresas que não investem no desenvolvimento tecnológico ficam para trás, enquanto as que apresentam as maiores inovações se destacam.

Vale também oferecer um olhar atento para o público. Pessoas que nasceram na geração Z já estão alcançando a maioridade e, assim, tornando-se consumidores ativos. Tanto essa faixa etária quanto a que compõe os indivíduos chamados de millennials (nascidos entre a década de 1980 e 1996) estão acostumados com a tecnologia, seja a televisão, seja a internet.

Portanto, um público que cresceu cercado de recursos digitais espera sempre uma inovação que traga a praticidade que a tecnologia propõe nos serviços e produtos que consomem. Sendo assim, atualizar os processos internos e externos do negócio é uma forma de atender às expectativas dos clientes e garantir a satisfação.

Quais são os benefícios da transformação digital?

Nada melhor do que conhecer os principais benefícios proporcionados pela transformação digital para entender a influência que a tecnologia exerce sobre o sucesso de um negócio. A seguir, veja as principais vantagens de investir na inovação da cultura organizacional!

Satisfação dos clientes

Um cliente satisfeito é aquele que se propõe a retornar a fazer negócio com uma empresa e que até mesmo pode indicar os produtos ou serviços dela. Basicamente, é isso o que implica no desenvolvimento organizacional.

Ter um bom relacionamento com os consumidores é uma forma de investir no setor de marketing, de vendas, das finanças, entre vários outros. No entanto, para garantir isso, é preciso atender às expectativas que eles têm com o trabalho da empresa.

Investir na transformação digital diz respeito ao estudo das práticas de consumo do público-alvo e, com isso, traçar estratégias para investimentos com um bom retorno financeiro.

O marketing digital é um exemplo de como as inovações tecnológicas têm de tudo para ajudar no crescimento do negócio. Por meio dele, é possível entender os problemas que um cliente tem e como a sua empresa pode ajudar a resolvê-lo. A partir desse estudo, você pode traçar estratégias de atração, retenção e fidelização do público-alvo, utilizando os recursos tecnológicos mais favoráveis.

Gestão estratégica

Como visto, não é apenas o setor de vendas ou de marketing que se beneficia do conceito de transformação digital, mas todas as partes envolvidas na empresa. Com as ferramentas tecnológicas mais apropriadas, é possível fazer com que a gestão do negócio seja cada vez mais eficiente e alinhada com os objetivos da empresa.

Utilizar estratégias de gestão, principalmente pautadas em atitudes encorajadoras dos líderes, faz com que as demais equipes da empresa consigam ter uma maior produtividade e com que melhores resultados apareçam.

Além do mais, a tecnologia permite automatizar processos e reduzir erros, de modo que os gestores podem focar nos pontos que ainda precisam ser melhorados e que a tomada de decisão seja mais acertada.

Tudo o que você precisa fazer é uma grande pesquisa para encontrar os sistemas mais adequados para uma gestão atualizada do negócio e, em seguida, implementá-los na cultura organizacional da empresa.

Otimização de processos 

Integrar os processos em um ambiente virtual gera a otimização de toda a rotina de uma empresa. Quer um exemplo? Tente imaginar quanto tempo levaria para que uma pessoa encontrasse um arquivo antigo, por mais organizados que os catálogos estivessem. Com a computação em nuvem, é possível fazer isso em menos de um minuto, de qualquer lugar com acesso à internet e por qualquer pessoa autorizada a entrar no sistema.

A aplicação de diversas ferramentas digitais traz essa dinâmica que proporciona mais praticidade no dia a dia. Como consequência, o rendimento do trabalho é ainda maior, os processos são mais eficazes e a empresa consegue ser muito mais bem-sucedida.

A implementação desses recursos pode ser feita de maneira gradual, de acordo com as necessidades identificadas. De qualquer forma, facilmente você vai perceber que um passo dado para a transformação digital já é capaz de trazer mais otimização para diversos processos internos.

Diferencial competitivo

Lembra que falamos que uma empresa se destaca quando investe em tecnologia? Dependendo do investimento, esse pode ser o ponto em que ela se difere das concorrentes e conquista a preferência dos clientes.

Vários recursos da transformação digital permitem estudar a fundo quais são as necessidades do público-alvo. Essas informações são valiosas para estruturar um plano de negócio que ajuda a reduzir os problemas que os clientes enfrentam, fazendo com que os produtos ou serviços de uma empresa se apresentem como úteis para eles.

Ao oferecer aquilo que o mercado ainda não tem, o negócio se destaca mais facilmente em meio à concorrência. Além disso, essas inovações podem ser simples, mas muito eficazes, assim como também podem ser medidas incríveis e nunca antes pensadas. O importante é que elas atendam ao objetivo de garantir uma solução que o cliente não consegue encontrar com facilidade em outras empresas.

Aumento da produtividade

Se os processos internos da empresa são simplificados e a cultura organizacional contribui para que o ambiente de trabalho seja mais agradável, a dedicação e o engajamento dos colaboradores também aumentam. Dessa maneira, é possível desfrutar de muito mais produtividade no dia a dia da empresa.

Uma medida imprescindível para a atualidade é a garantia do bem-estar dos colaboradores. Isso favorece a retenção de talentos e melhora o marketing interno do negócio. Desse modo, uma forma de garantir isso é por meio da redução de tarefas manuais e o incentivo da automatização de processos.

A transformação digital ajuda a conquistar esse objetivo. Além disso, realizar treinamentos e orientações aos colaboradores sobre o uso das tecnologias é outra estratégia que potencializa a produtividade da empresa e proporciona melhores resultados.

Redução de custos

Um dos grandes erros da gestão é visualizar as aplicações tecnológicas como custos. Na verdade, elas são investimentos que, inclusive, ajudam a reduzir os gastos. Aproveitando o exemplo que demos anteriormente sobre a computação em nuvem, com o simples ato de armazenar os documentos de forma virtual, é possível economizar com:

  • compra de materiais e equipamentos, como papéis e impressoras;
  • custo de envio de documentos, boletos e demais correspondências — isso pode ser realizado pela internet com apenas alguns cliques;
  • móveis e arquivos para armazenar os documentos;
  • espaço físico para guardar os documentos — é possível alugar imóveis menores para a empresa ou aproveitar melhor o ambiente.

Desse modo, o custo-benefício de investir em softwares e tecnologias atuais é bem maior a longo prazo. Com a redução de custos, você pode ter mais lucratividade e, inclusive, investir esse dinheiro economizado em mais inovações para o negócio.

Qual a relação da transformação digital com a transformação cultural?

Você viu que falamos muito de cultura organizacional até agora. Isso porque a dinâmica oferecida pela transformação digital ajuda a melhorar o clima do negócio e a relação entre os colaboradores com a empresa.

Um negócio que apresenta uma cultura organizacional fortalecida tem menos turnover, transmite melhor os valores e a filosofia da empresa, atrai mais clientes e parceiros, assim como mantém um bom ritmo de crescimento.

Para investir na transformação cultural por meio dos recursos digitais, é importante ouvir a opinião dos colaboradores para saber quais são as melhorias que podem ser realizadas. Além disso, é fundamental fazer pesquisas e treinamentos frequentemente, a fim de manter toda a empresa alinhada com as tendências.

Quais são os desafios para realizar a transformação digital?

Apesar de a transformação digital trazer diversos benefícios para uma empresa, ainda existem alguns desafios para realizá-la. Para entender melhor isso, é preciso entender as 3 principais etapas do início da implementação do conceito, que são:

  • digitalização — processo de transição do físico para o virtual, principalmente o que diz respeito ao armazenamento de dados;
  • digitalização — mudanças estruturais com base na tecnologia, como o tratamento dos dados com o Big Data, utilização da Internet das Coisas e o uso da Inteligência Artificial;
  • transformação digital — ocorre quando as fases anteriores reproduzem o efeito desejado e os processos se tornam digitalizados.

Para alcançar a terceira etapa, é preciso passar por superar alguns desafios, como os que vamos citar a seguir!

Alinhamento da cultura da empresa

Por mais desenvolvida que a cultura da empresa seja, até que todos os projetos desenvolvidos estejam alinhados com a transformação digital pode levar algum tempo. Afinal, é preciso considerar o ritmo de atualização da gestão, dos colaboradores e do investimento em Tecnologia da Informação (TI).

Gestão de TI

Não é só o investimento nos recursos de TI que é desafiador. Todos os passos para encontrar as soluções digitais mais apropriadas ao negócio e para realizar os ajustes necessários para o alinhamento de todos os setores com o objetivo da empresa precisam ser bem estruturados.

Muitos negócios também não contam com um time de TI pronto e precisam contratar novos profissionais ou encontrar uma empresa terceirizada. Além disso, há o receio dos gestores em relação à segurança dos dados, de modo que leva um tempo até montar uma equipe confiável para se responsabilizar por essas tarefas.

Treinamento dos colaboradores

Muitos colaboradores ainda não estão capacitados para lidar com algumas tendências tecnológicas, principalmente se a área de atuação da empresa é mais tradicional. Por conta disso, é válido que a empresa também invista no treinamento e na qualificação das equipes para ver a implementação da transformação digital.

Retorno do investimento

Cada empresa tem um tempo até que receba o retorno do investimento nas iniciativas tecnológicas e isso depende de vários fatores, como público-alvo, posicionamento no mercado, escolhas de inovações, entre outros.

Desse modo, é complicado quantificar o tempo em que haveria um retorno sobre o investimento. No entanto, estima-se que ele não é de curto prazo. Em contrapartida, os benefícios dessa implementação surtem um longo efeito.

Controle de dados

Como a integração dos processos é essencial para a eficácia da transformação digital nas empresas, é importante que haja um controle de dados rigoroso. Fazer a gestão desse ambiente de forma segura envolve um grande estudo técnico e investimento em tecnologias de ponta.

Como aplicar a transformação digital na prática?

Conhecendo o que é transformação digital, a sua importância, os benefícios que proporciona e os desafios que podem ser enfrentados, chegou a hora de saber como ela pode ser aplicada. Confira as nossas dicas! 

Monte um planejamento

O planejamento vai ser a base de todas as fases de implementação da transformação digital nas empresas, independentemente do porte. O período de preparação da organização para receber as inovações pode ser um pouco mais longo, pois requer a consideração de diversos fatores, muito estudo sobre as tendências e uma profunda análise de negócio.

Avalie os processos

É necessário também avaliar quais são os processos atuais da empresa e quais alterações eles sofreriam com a transformação digital. O ideal é dar prioridade, de início, para os setores que precisam de mais otimização e dos que trariam um maior retorno com a inovação. As áreas de vendas e de marketing são algumas das que merecem mais visibilidade.

Desenvolva a cultura organizacional

Quais são os valores e a filosofia do negócio? Qual é a sua contribuição e comprometimento com a sociedade? Qualquer colaborador da empresa saberia responder a essas perguntas facilmente? Se a resposta é não, esse é um indício de que a cultura organizacional ainda não está bem desenvolvida.

Como visto, a transformação digital está intimamente relacionada com a cultura organizacional. Afinal, é preciso conhecer a empresa para saber quais são as ferramentas que vão beneficiá-la, assim como é preciso que todos os colaboradores consigam utilizá-las no dia a dia.

Busque o engajamento

Uma das responsabilidades de uma liderança atual é o engajamento com os objetivos da empresa. Além disso, quando a gestão é capaz de inspirar esse comportamento nos outros colaboradores, é muito mais fácil conseguir um negócio com setores integrados e com foco em alcançar os resultados planejados.

Uma estratégia para ter um time mais engajado é por meio do exemplo. Quando os líderes passam a fazer além do que falam, os colaboradores entendem como uma tarefa pode ser realizada. Além do mais, é muito mais fácil se motivar com ações do que com discursos.

Invista em tecnologias

Com tudo pronto, chegou a hora de investir nas tecnologias mais apropriadas para as decisões tomadas na aplicação da transformação digital nas empresas. Depois disso, é preciso que os clientes saibam das novidades implementadas no negócio. Nesse caso, o marketing de conteúdo é uma ótima ferramenta para informar e engajar o público.

Quais são os erros que devem ser evitados na implementação da transformação digital?

Existem diversos comportamentos que precisam ser evitados durante a realização da transformação digital. O primeiro deles é não fazer uma pesquisa aprofundada das medidas que trariam resultados positivos quando implementadas em sua empresa.

Muitos gestores cometem o equívoco de investir nas mais variadas tendências, sem antes estudar como elas podem ser benéficas para o negócio, deixando de lado outras ferramentas que trariam um resultado muito maior.

Isso traz à tona outro erro que deve ser evitado: a falta de inclusão dos colaboradores nas decisões sobre a transformação digital. São eles que conseguem dizer quais são os pontos fortes e fracos da rotina corporativa, além de terem mais contato com o público-alvo. Portanto, para fazer escolhas que otimizem tanto os processos internos quanto os externos, é preciso ouvir os membros da empresa.

Além disso, o investimento precisa ser feito em tecnologias e profissionais de qualidade. Aqui também é necessária uma longa pesquisa, porém, sobre o mercado da tecnologia para saber quais são os requisitos que vão garantir que as medidas escolhidas possam ser devidamente aplicadas.

Qual o papel da tecnologia na transformação digital?

A tecnologia nada mais é que uma das ferramentas mais importantes para a transformação digital. São elas que dão acesso aos mais variados recursos digitais e possibilitam a otimização de diversas atividades.

Inclusive, existem tendências que são cada vez mais procuradas por gestores que desejam implementar a transformação digital nas empresas. Conheça algumas delas!

Cloud computing

Já falamos muito bem dessa ferramenta e ela tem se mostrado como uma grande aliada para trazer mais praticidade às atividades empresariais. Por meio de softwares criptografados e seguros, você pode armazenar documentos e materiais importantes, podendo consultá-los de qualquer lugar que tenha acesso permitido.

Big Data

O Big Data é uma inovação que permite lidar com uma enorme quantidade de dados, tratando-os de acordo com o objetivo de cada cliente, de maneira rápida. Para a análise do comportamento do consumidor, essa é uma ótima ferramenta. Além disso, ela pode ser aproveitada na tomada de decisões, avaliação de riscos, estudo do mercado e em várias outras atividades.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial vem do refinamento dos conhecimentos da programação, de forma que ela tenta reproduzir alguns padrões da cognição humana para automatizar algumas atividades que costumamos fazer.

Sistemas de Inteligência Artificial têm sido utilizados em diversas aplicações, desde aplicativos para celular até na criação de robôs. Um exemplo muito prático são os chatbots que você encontra em diversos sites, na parte de atendimento ao cliente. Eles conseguem resolver os problemas dos consumidores, de forma simples e automatizada, sem ser necessário o contato com atendentes.

IoT

A Internet of Things (Internet das Coisas) é uma proposta de união de sistemas, principalmente a integração de itens físicos com os digitais. Um exemplo disso são as casas inteligentes e dispositivos que permitem acender as luzes, mudar de canal na TV, saber o que tem na geladeira, entre outras atividades.

A integração de informações é uma característica muito importante para a transformação digital. Por conta disso, a IoT é outra das tecnologias que valem a pena serem incorporadas em seu negócio.

Como visto, a transformação digital nas empresas é um processo complexo, mas extremamente necessário para manter o negócio alinhado com o desenvolvimento da sociedade. Por isso, comece a analisar as suas possibilidades e faça investimentos inteligentes.

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